São José, rogai por nós. (Semente Josefina - setembro 2016)

São José, rogai por nós.

É para mim uma alegria cumprir este dever pastoral, no intuito de que cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor, que ele serviu de maneira exemplar. Desta forma, todo o povo cristão não só recorrerá a São José com maior fervor e invocará confiadamente o seu patrocínio, mas também terá sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de «participar» na economia da salvação”.
São João Paulo II, Papa.

São José, rogai por nós.

Nós, os Filhos e Filhas de São José, repetimos tantas vezes esta invocação e agradecemos a Deus por nos ter permitido descobrir que temos em São José um amigo, um exemplo, um protetor, um Pai. Mas, justamente por repetirmos tantas vezes esta invocação corremos o perigo de fazê-lo mecanicamente, sem dar às palavras o seu correto significado e a importância que merecem.

Ao dizermos: “São José, rogai por nós”, é preciso fazê-lo com alegria, amor filial, devoção, constância, empenho, confiança, reta intenção, certeza de sua presença, certeza de estarmos agradando a Deus, e, sobretudo, a certeza de que Ele, São José, caminha conosco e nos conduz ao destino certo. 

É preciso rezar a São José, e com São José, com devoção e confiança! E saber que isso agrada imensamente à Maria, sua Esposa e nossa Mãe.

Para fazer com que Deus seja mais favorável às nossas orações, e para que - entre tantos intercessores que podem ser invocados - derrame mais pronta e copiosamente auxílio à sua Igreja, cremos muito útil que o povo cristão habitue-se a rogar com devoção e confiança, juntamente com a Virgem Mãe de Deus, também o seu castíssimo esposo São José. E temos bons motivos para crer que isto será particularmente agradável à Virgem Santa. (Papa Leão XIII)

É preciso rezar a São José, e com São José, com confiança e com empenho, nos momentos difíceis e sempre.

Nós, portanto, cheios de confiança no patrocínio Daquele à cuja próvida vigilância Deus agradou-se em confiar a guarda de seu Unigênito encarnado e da Virgem Santíssima, vivamente exortamos todos os Bispos do mundo católico, a fim de que, em tempos tão borrascosos (difíceis) para a Igreja, solicitem aos fiéis que implorem com maior empenho o válido auxílio de São José. (Papa Bento XV)

É preciso rezar a São José, e com São José, com alegria, confiança, devoção e fervor. E com a reta intenção de que cresça sempre mais o amor a Jesus e a dedicação aos interesses de Jesus.

Inspirando-se no Evangelho, os Padres da Igreja, desde os primeiros séculos, puseram em relevo que São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo. Desejo apresentar à vossa consideração, amados Irmãos e Irmãs, algumas reflexões sobre aquele a quem Deus «confiou a guarda dos seus tesouros mais preciosos». É para mim uma alegria cumprir este dever pastoral, no intuito de que cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor, que ele serviu de maneira exemplar. Desta forma, todo o povo cristão não só recorrerá a São José com maior fervor e invocará confiadamente o seu patrocínio, mas também terá sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de «participar» na economia da salvação. (São João Paulo II, Papa).

É preciso rezar a São José, e com São José, com a confiança de quem tem ao seu lado um amigo fiel e amoroso.

“Eu gostaria de dizer a vocês também uma coisa muito pessoal. Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo, ele cuida da Igreja. Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, e o escrevo em um papelzinho e o coloco embaixo da imagem de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”. (Papa Francisco)

É preciso colocar em São José toda a nossa confiança em todas as causas que tivermos com o Senhor, com a alegria de saber que somos seus protegidos.

“São José é o nosso advogado no céu. Sobre esta terra quem tem uma causa qualquer a sustentar no tribunal dirige-se, podendo, aos melhores advogados e quanto mais um advogado é famoso, tanto mais coloca nele toda a sua confiança. Assim, se é permitida a comparação, São José é o nosso advogado, o nosso patrocinador, aliás o nosso pai, e nós somos os seus clientes, os seus protegidos, os seus filhos. Devemos por isso colocar nele toda a nossa confiança em todas as causas que tivermos com o Senhor. E sobretudo devemos confiar que Ele patrocine vitoriosamente a nossa causa última e decisiva, que á aquela de uma boa morte e de uma sentença benigna no tribunal de Deus. Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. Jesus nesta terra não fez outra coisa que dar continuamente a todos sem receber nada de ninguém: somente de Maria e de São José recebeu serviços. Agora, Ele alegra-se em retribuir-lhe no céu os serviços que recebeu na terra e por isto concede a São José tudo o que ele lhe pede. E “São José, que já não tem necessidade de nada para si, pede e recebe por nós que somos seus clientes afeiçoados e devotos”. (São José Marello, Bispo e Fundador)

São José, rogai por nós.

Não deixe que o seu relacionamento com São José se transforme em um conjunto de preces rezadas sem atenção e confiança, algo mecânico e sem sentido. Uma oração assim tão simples: “São José, rogai por nós”, pode e deve expressar o resultado de um relacionamento filial e confiante. Não apenas “reze a São José”, “reze com São José”. Exercite-se neste modo simples e confiante de rezar e um dia você descobrirá que Ele sempre esteve, está e estará ao seu lado, e caminha com você, com sua família, sua comunidade. Neste dia, sua oração de Filho(a) de São José, será semelhante à esta:

Diremos então ao nosso Grande Patriarca (São José): eis-nos aqui todos para ti e tú sê todo para nós. Tú, indica-nos o caminho, sustenta-nos a cada passo e conduze-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos: seja longo ou curto o caminho, fácil ou difícil, quer se veja ou não com os olhos humanos a meta, de pressa ou devagar, contigo estamos seguros de caminhar sempre bem”. (São José Marello)